Entrevista com Mariza e Karina do Blog «Tem que Ir»

por | May 12, 2020 | Uncategorized | 4 Comentarios

Mariza e Karina Cordovil são as fundadoras do Blog “Tem que ir”, que recebeu o Prêmio Nacional de Turismo de 2019 do Brasil.
As Irmãs, nascidas no interior de São Paulo, decidiram mudar o curso de seus dias.
Com base no esforço e em sua necessidade de ser feliz com o que estavam fazendo, sua vida mudou para sempre.
Aqui eles nos contam sua história cativante e como conseguiram ser um dos blogs mais importantes do Brasil

Ver versión en Español

  • Onde você nasceu? Onde mora agora?

Somos brasileiras. Nascemos em São Roque (interior do estado de São Paulo), vivemos na capital por alguns anos e hoje moramos  na cidade de Vitória (no Espírito Santo).

  • Você sabe quem escolheu seus nomes e o motivo?

Nossos pais escolheram,  Karina era o nome de uma personagem muito famosa de uma novela que passava na época.

Mariza, escolheram porque simplismente gostavam do nome!

  • Que sonhavas ser de menina?

Mariza: eu sonhava em ser jornalista, minha brincadeira preferida era fazer de conta que estava apresentando os telejornais.

Karina: Sempre gostou de esportes, queria ser atleta.

  • Como sua família é formada?

Além de nós duas, temos mãe e mais dois irmãos (ainda moram todos no interior de SP), nosso pai faleceu quando ainda éramos crianças. (tínhamos menos de 7 anos, as lembranças são poucas).

  • Você menciona que perdeu seu pai quando era muito jovem, como a vida familiar mudou nesses momentos?

Tivemos uma infância muito simples, chegamos a passar necessidades como por exemplo sair cedo para ir a escola sem ter o que comer no café da manhã, por isso começamos a trabalhar desde  os 8 anos (fomos babás, trabalhamos em lojas, supermercado, etc).

  • Qual foi a sua primeira viagem de férias familiar? Com quem você viajou? Que lembranças você tem dela?

 Quando crianças nunca tivemos uma viagem de férias em família, isso estava muito longe da nossa realidade. Fizemos nossa primeira viagem já adultas (com cerca de  25 anos) para Porto Seguro, um lugar incrível da Bahía – litoral brasileiro.

  • Quando você sentiu que estava apaixonado por viajar?

Foi nessa primeira viagem que nos apixonamos por viajar, vimos que o mundo era muito mais do que imaginávamos. A partir daí passávamos o ano inteirinho planejando e contando os dias para a próxima viagem (que acontecia apenas uma vez no ano).

  • Que você mais sente falta do interior do São Paulo?

Da família em primeiro lugar (porque todos moram lá até hoje) e da vida tranquila, onde todos se conhecem, não há transito como as grandes capitais e o ar é bem mais puro.

  • Você morou em outras cidades? Quais? Motivo?

Nós duas, muito unidas desde sempre, decidimos  morar na capital de São Paulo em busca de melhores oportunidades, conseguimos trabalho e fizemos  faculdade.

  • Que você estudou na faculdade?

Nós duas fizemos administração de empresas (a gente se ajudava nos estudos e o foco era arrumar uma boa colação em alguma grande empresa).

  • No que você está trabalhando atualmente? No que você trabalhou antes?

 Conseguimos nos formar e trabalhamos mais de 10 anos em grandes multinacionais da área do comércio em São Paulo, a Mariza coordenava a equipe de atendimento ao cliente e a Karina se especializou na área de vendas.

Hoje nos dedicamos ao blog, as nossas mídias sociais como influenciadoras e aos nossos projetos de viagens.

  • Que você mais gosta no seu trabalho? Porque você gosta de viajar?

Amamos conhecer lugares novos,  culturas, sabores e pessoas diferentes.

Gostamos principalmente de  compartilhar tudo isso, inspirar e ajudar as pessoas a viajar também,  para que vivam momentos tão maravilhosos quanto os  que vivemos!

  • Quantos países você conhece?

 Além de vários estados do nosso imenso Brasil, conhecemos 6 países e estamos prestes a conhecer mais 02, então ao todo serão 8.

  • Falando em gostos … que música / canto você ouve? Livros? Filmes / Séries?

Gostamos de vários estilos de música (pop nacional e internacional, musicas sertanejas, rítmos latinos, etc) a música tem o poder de transformar, de deixar uma situação mais alegre ou emocionante (uma boa trilha sonora é essencial  nas viagens e na vida).

Gostamos muito de seriados, novelas brasileiras, livros, filmes… de todos os generos, só não gostamos das historias que trazem terror ou violência.

  • Você fala outras línguas? Quais?

Além do Português (nossa lingua), por já ter conhecido vários países da América do Sul nos comunicamos bem em espanhol. O inglês para nós é um desafio (queremos aprender).

  • Como nasceu o projeto do blog?

Desde que começamos a viajar, pesquisávamos muito a fim de economizar, montar nosso próprio roteiro.  Daí decidimos compartilhar essas dicas, começamos escrevendo colunas e releases para sites e revistas ligadas ao turismo até que resolvemos criar nosso próprio espaço, o blog «Tem que ir», que virou  nosso diário de bordo, nele colocamos o que fazemos durante as viagens, nossas opiniões, informações e dicas de  destinos, hotéis, passeios, restaurantes…

  • Quando você disse, eu vendo tudo e mudo minha vida? Qual foi o gatilho?

Não estávamos felizes com a vida que levávamos em “Sampa”, embora a gente ame a cidade (pela cultura, as facilidades e oportunidades que uma grande capital oferece), não tínhamos tempo para viajar e nos dedicar ao que realmente gostávamos de fazer.

Olhamos em volta, vimos tudo que havíamos conquistado trabalhando todos  aqueles anos (apartamento enorme com muitos móveis, carros…) e pensamos, não é isso que  nos faz feliz, não precisamos de tudo isso!  Então resolvemos vender tudo, mudar de cidade e viver com “menos coisas” para conseguir viajar mais e nos dedicar inteiramente ao blog.

  • Como você se organiza nas tarefas de geração de conteúdo para o blog, redes sociais, respondendo às perguntas dos leitores?

 Funciona assim, eu (Mariza) escrevo os textos do blog e todas as legendas do que postamos nas redes sociais. A Karina revisa tudo e escolhe as imagens que irão ilustrar os posts do blog e também as que serão publicadas nas redes sociais.

Enquanto eu (Mariza) cuido dos e-mails e dos comentários do blog, a Karina dá uma atenção especial a todos que interagem conosco nas redes sociais através de comentários nas fotos e mensagens diretas.

  • Escreveu libros? do que?

 Nunca escrevemos livros, quem sabe um dia!

  • Como é a cidade de Vitoria onde moram? O que o atrai a morar lá?

Vitória é uma cidade linda do litoral brasileiro, capital do Espírito Santo, fica  ao lado do Rio de Janeiro e a menos de  1h30 de vôo de São Paulo.

Mas além da localização, o que nos atrai em Vitória é o clima (por ser divisa com o nordeste não faz tanto frio quanto São Paulo e outros lugares do sul  e sudeste do nosso país ), a qualidade de vida e o custo benefício .

Por ser uma capital pequena  o deslocamento a pé ou com transporte público é facil, a saúde pública funciona bem , os aluguéis de imóveis não são tão caros quanto nas grandes capitais… enfim, econtramos em Vitória o que procurávamos para viver melhor!

  • Você se apaixonou em uma viagem? Foi recíproco? O que você pode nos dizer?

Nunca aconteceu! Nossa única paixão durante as viagens até hoje foram só pelos lugares mesmo!

  • Qual foi o destino que você mais gostou?

Essa pergunta é muito difícil para nós, porque  cada lugar, cada viagem foi única e nos trouxe experiências bem diferentes.

Mas, sem falar do nosso Brasil que a gente ama cada pedacinho, entre os destinos mais marcantes para nós está o Deserto do Atacama e o Peru.

  • Um destino pendente?

Um não, vários!! Temos muita vontade de conhecer a Europa, em especial Portugal e Itália, além da Austrália, Tailândia, Japão e outros. Nossa lista dos  desejos é bem grande!

  • Sua praia favorita no Brasil?

Talvez essa seja uma pregunta que nenhum brasileiro consiga te responder, porque no Brasil há centenas de praias, uma mais linda que a outra. Mas entre as nossas favoritas estão as do nordeste, sobretudo pela temperatura da água. No estado de Alagoas (Maceió, Maragogi, São Miguel dos Milagres…) estão algumas das mais lindas que já vimos, não é atoa que ficou conhecido como “O Caribe Brasileiro”.

  • Qual é a sua maior paixão?

Essa é fácil: VIAJAR!! Nossa maior paixão é  sair da rotina, descobrir novos lugares, experimentar novos sabores… viver!!

  • Você conhece a Argentina? Que pode dizer?

Sim, conhecemos e temos uma relação muito especial com a Argentina porque foi nosso primeiro destino Internacional (assim como de muitos brasileiros), então tudo nessa viagem nos marcou de uma maneira inesquecível!

Buenos Aires tem uma energia incrível, um misto de história com modernidade… amamos o alfajor, as empanadas, o doce de leite, sem falar que  assistir  um autêntico Show de Tango foi  mil vezes mais legal do que imaginávamos, foi um dos momentos mais emocionantes da nossa viagem (e  da vida).

  • Como seria um dia de férias ideal para você?

Nós duas juntas curtindo  de preferência uma linda praia, com céu azul, conforto e comida boa. Um Resort  All Inclusive seria ideal (aceitamos convites, kkkk).

  • Você pratica algum esporte Hobbies? O que você faz para se distrair quando está estressado?

 Nós caminhamos em torno de 1 hora todos os dias, não só para manter o corpo bem (e queimar os quilinhos a mais que sempre ganhamos nas viagens) mas principalmente pela saúde. É um momento que usamos para desconectar, organizar as ideias, desestressar, etc.

  • Você recebeu o Prêmio Nacional de Turismo 2019, o que isso significa para Você e seu projeto?

 Ser indicada ao Prêmio mais importante do Turismo Brasileiro foi  a consequência da paixão que temos em viajar pelo nosso Brasil e inspirar as pessoas a fazer isso também. Um país que é vários em um só (do norte ao sul você encontra clima, paisagens, cultura, sotaques e sabores completamente diferentes).

Certamente foi um marco  importantíssimo para nós, mostra a credibilidade que conquistamos ao longo de todos esses anos com o blog, nosso compromisso com os nossos leitores, parceiros, sem falar na visibilidade  incrível que tivemos no Brasil com esse Prêmio promovido pelo Ministério do Turismo, fomos reconhecidas como um dos blogs que mais se destacaram no cenário nacional do Turismo .

  • Você gosta de cozinhar? qual é a sua especialidade?

A gente adora cozinhar (embora não faça isso tãaaao bem, rs),  gostamos de preparar aquela comidinha saudável do dia a dia, além de massas e principalmente  sobremesas (somos apaixonadas por doces).

  • Você se arrepende de alguma coisa?

Não que agente se lembre, sempre tentamos  dar o melhor de nós em tudo!

  • Que sonho você tem que realizar? Um sonho pendente?

Gostariamos de  ter a oportunidade de passar um tempo em outros países, fazer uma Eurotrip por exemplo, sem data certa para voltar!

  • Você fez alguma loucura por amor? Qual?

 Nunca!

  • Qual foi sua maior alegria?

Não consigo falar de uma grande alegria, mas sim de vários momentos felizes e marcantes das nossas vidas, como  por exemplo quando voamos pela primeira vez, quando levamos nossa mãe para viajar e voar pela primeira vez  aos quase 50 anos (como disse antes, tivemos uma realidade de vida e uma infância nada fácil), quando chegamos diante de um cartão postal (como Machu Picchu por exemplo) … sempre ficamos imensamente felizes com essas conquistas e nos emocionam só de lembrar!

  • Do que você tem medo?

Não gostamos de esportes radicais (jamais pularíamos de paraquedas por exemplo), não gostamos de correr riscos, temos medo de perder uma a outra.

Complete a frase:

O mais importante é…………..… aproveitar cada momento,  dar valor ao que realmente importa  na vida e buscar um caminho que te realmente te faça feliz!

Foi um prazer compartilhar um pouco mais sobre nós com vocês!

Mariza e Karina Cordovil

 

Ver versión en Español

Mariza e Karina Cordovil

Mariza e Karina Cordovil

print

Recibí las novedades GONTRAVELER en tu email

"Gracias Infinitas a @marielater por el Logo, ideas y el apoyo!"

Share This
SUSCRIBITE AL NEWSLETTER!